Contos, histórias, lendas e mitos

As histórias, os contos sempre fizeram parte da minha vida desde que me lembro de ser gente. 

A minha mãe contava-me histórias quando era criança e elas faziam-me sonhar com mundos longínquos e ter amigos fantásticos. Infelizmente a minha mãe não gostava de fantasia, a realidade era um ponto-chave para ela e as suas histórias que à luz do dia eram reais, durante a noite, esvoaçavam pelo meu sonho transformando-se em pequenos seres míticos, florestas perdidas com árvores sussurrantes e quedas de água misteriosas. Aí, no mundo dos meus sonhos, eu era a que viajava, a que procurava novas aventuras para me divertir.

Mais tarde este gosto intensificou-se. E desde sempre me vi a ler histórias, contos de todos os “géneros e feitios”. Caminhei sempre entre os mundos, o real e o da fantasia. Procurei na natureza, a beleza dos velhos trilhos que percorria em criança, nos meus sonhos, e encontrei-os.

São esses trilhos que percorro hoje, por florestas verdes e musgosas, por meio de pedras que sussurram histórias antigas e ventos que trazem vozes desconhecidas.

É por isso que sou caminhante…

Caminho entre mundos, encho os bolsos de pequenos pedaços de cada mundo que visito, de pequenos textos, de pequenas histórias.

Puxo por um braço de um pequeno anão que se encontra alojado no meu bolso direito e logo sinto o rugido do dragão no bolso esquerdo, atrás do anão vem uma nave interestrelar e com ela um planeta de areias moribundas habitadas por vermes gigantes que devoram pouco a pouco o sol e as duas luas que brilham azuis no céu sem estrelas…


Recentemente, descobri um novo trilho… ladeado de pequenos bosquetes por entre as veredas escarpadas, mas por onde as histórias podem correr ainda mais livremente, podendo-se expandir, como sombras que se esticam ao sol.

Um amigo abriu-me a porta, eu entrei e descobri o mundo dos contadores de histórias, deixando-me levar por ele.

Já há algum tempo que desenvolvi um campo, aqui no blogue, dedicado aos contos que vou lendo e sobre as minhas sessões de contadora de histórias. No entanto pouco o tenho preenchido...

Hoje tenho a vontade de partilhar mais assiduamente este mundo fantástico, por isso, deixo-vos, nesta página,  a lista do que vou publicando com o link para quem quiser ler e partilhar a sua  opinião, sugestões e tudo aquilo que quiserem…

Espero que gostem ...

Gumya, o criador  - Conto popular chinês











Com sua voz de mulher de Marina Colasanti





























Sem comentários:

Enviar um comentário